terça-feira, 6 de outubro de 2009

ORANDO A PALAVRA

Hudson Taylor disse: “Nós (cristãos) somos pessoas sobrenaturais: nascidos de novo através de um nascimento sobrenatural, dirigidos por um poder sobrenatural, alimentados com comida sobrenatural, ensinados por um Professor sobrenatural de um Livro sobrenatural.” E.W. Kenyon disse: Jejum e horas longas de oração não edificam a fé ...mas leitura de livros sobre a fé, sobre homens de fé e suas façanha, comovem o coração para uma paixão profunda por fé, mas não edifica a fé. A única fonte de fé é a Palavra. Andrew Murray disse: Pouca Palavra com pouca oração é morte para a vida espiritual. Mais Palavra com pouca oração gera uma vida doentia. Mais oração com pouca Palavra gera mais vida, mas sem estabilidade. Uma boa porção da Palavra com oração diária, gera uma vida saudável e poderosa.


E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Rm 10:17) Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe. (Hb 11:6) Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda. Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento. (Hb 6:16-17) Ele não pode ser infiel com Sua Palavra. Deus se revela em Sua Palavra. Ele nos mostra Seu caráter através de Sua Palavra. As promessas na Palavra estão em harmonia com Sua existência e caráter, as quais Ele nunca é infiel.


7.1 Por que precisamos orar a Palavra?
• Quando nós entendemos a autoridade da Palavra e a posição da Palavra em nossas vidas, conseqüentemente temos que orar a Palavra. Seguem abaixo algumas razões por que devemos orar a Palavra.
Deus mostra Sua vontade na Palavra. Quando oramos a Palavra, nós oramos a vontade de Deus e quando oramos de acordo com a vontade de Deus, a Palavra diz que teremos nossas orações respondidas. (1Jo 5:14-15)
• Os livros seculares nos dão conhecimento e idéias, mas só quando lemos a Palavra podemos ter fé. Quando oramos a Palavra, a fé cresce em nossos corações. (Rm 10:17)
As Escrituras/Palavra revelam as prioridades de Deus. Quando oramos de acordo com a Palavra nós aprendemos quais são estas prioridades e aí somos capazes de adaptar nossas vidas de acordo com estas prioridades.
• A Palavra tem autoridade. Quando Deus Pai criou o universo Ele o fez através da Sua Palavra. A Palavra declarou a palavra e existiu a luz, a vida, as pessoas e os corpos celeste. Quando proclamamos a Palavra, ela se torna uma declaração no reino espiritual – a Palavra ainda tem o mesmo poder. Quando clamamos na Palavra viva, ela tem o poder de dar vida e de recriar.
• A Palavra nos ensina sobre Deus – Seu caráter, ser, poder, habilidades e características. Quando nós entendemos mais a Deus, somos capazes de orar com mais fé. Fé é tão forte como a pessoas em quem nós acreditamos.


7.2 Como orar a Palavra


Qualquer uma das seguintes formas de oração podem ser usadas individualmente, em grupo ou em uma sala de oração 24/7:
• Leia a Palavra: A maneira mais fácil de orar a Palavra de Deus é simplesmente lê-la em voz alta (proclamando, confessando, declarando a Palavra), comece em Gênesis e vá até Apocalipse.
• Salmos: A Igreja Primitiva dava muita ênfase em orar os Salmos. Os Salmos contém todos os tipos de oração. Como adoração, louvor, prostração perante Deus, súplicas, intercessão, batalha espiritual e profecias. Era orando os Salmos ( eles oravam em voz alta e de joelhos) que a Igreja Primitiva ganhava fé para alcançar a sociedade pagã com a redenção do evangelho.
• Promessas de Deus: A Palavra de Deus contém inúmeras promessas sobre muitas situações, circunstâncias e problemas. A leitura, meditação e proclamação destas Escrituras aumentam a fé e nos ajuda a entender como Deus deseja que ajamos nas circunstâncias mais diversas. Ela nos ajuda a orar e interceder com sabedoria e conhecimento, em vez de medo e ansiedade.
• Vontade e mandamento de Deus: Lendo a Palavra, nós descobrimos a vontade de Deus, mandamentos e ordenanças para Sua igreja no Mundo. Construa suas orações com base nestes mandamentos e ordenanças da Escritura.
• Profecias: A Palavra de Deus está cheia de profecias que ainda não se cumpriram; profecias referentes a nós, nossas famílias, nossa nação e nos propósitos de Deus para o final-dos-tempos. Nós precisamos orar estas profecias para que se cumpram.
• Verso a Verso: Quando lemos a Palavra, transforme em oração cada verso que falar ao seu coração, os que falam de crescimento espiritual, cura física e emocional, permita que seus pensamentos digiram estas palavras que são vida, em vez de se preocupar com problemas ou situações mundiais. Expresse a Palavra de Deus em oração e recite a Palavra para Ele.
• Contemplação: Leia a Palavra de encontro com Deus, seja em silêncio ou alto e clara. No momento em que, pela fé, seu espírito sentir a presença d’Ele, permita que o Espírito Santo te leve a uma reflexão mais profunda ou contemplação da Pessoa de Deus. Gaste tempo na Sua presença. Algumas vezes estas orações sem palavras têm efeitos mais profundos em nós e no mundo do que muitas orações que fazemos com nossas mentes.

FONTE: REAÇÃO EM CADEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário