terça-feira, 6 de outubro de 2009

ORIENTAÇÃO PARA ESTABELECER UMA SENTINELA DE ORAÇÃO 24/7

4.3 Orientação para estabelecer uma sentinela de oração 24/7


O princípios básicos a seguir devem ser lembrados quando se estabelecer uma sentinela de oração: a igreja local sempre deve ser respeitada. Se você deseja estabelecer uma sentinela 24/7, considere a igreja local como a pedra fundamental. As igrejas locais deveriam ser casas de oração.


1. Princípios básicos para se lembrar ao estabelecer uma sentinela de oração
• A Palavra de Deus deve ser de fundamental importância em uma sentinela de oração. Muitas orações são baseadas em agendas e desejos pessoais. As promessas de Deus são reveladas a nós em Sua Palavra e a Palavra nos ensina sobre Sua vontade. Eis porque é essencial que os crentes recomecem a orar a Palavra de Deus.
• As quatro formas básicas de oração são adoração/louvor, confissão de pecados, intercessão e agradecimentos. O louvor e adoração reconhece o domínio de Cristo e O exalta. Confissão de pecados remove tudo o que nos separa de Deus. Oração intercessória é clamar a intervenção de Deus nas necessidades das pessoas. Todos estes elementos são importantes em uma sentinela de oração,
• Sentinelas de oração não devem colocar orações por necessidades pessoais em primeiro plano. Durante uma sentinela de oração, o foco deve ser nas necessidades da igreja/comunidade/cidade e do mundo todo.
• Não se precipite com sentinelas de oração 24/7. Comece com um dia por semana, quarenta horas em um final de semana ou uma semana de noite e dia de oração (168 horas). Repita algumas vezes o processo, depois comece a planejar uma sentinela de oração 24/7/365. Uma sentinela de oração 24/7/365 é um grande desafio que requer muita administração. Se prepare e encontre as pessoas certas que irão levar a visão cuidadosamente antes de começar uma sentinela de oração 24/7/365. As vezes alguém se sente tão inspirado que você deseja continuar orando “até a volta de Jesus”!


2. Orientação geral
• Uma sentinela de oração de 7 dias ou rede de oração pode envolver indivíduos, grupos, igrejas, vilas/cidades ou regiões/bairros.
• As igrejas podem começar sentinelas de oração um dia de 24 horas uma vez por semana e quando mais pessoas se envolverem, podem gastar mais dias em oração. Quando se tiver intercessores suficientes para preencher todas as horas de um dia, a corrente pode ser fortalecida; se estabelecer uma segunda corrente que ora no mesmo dia. As horas na sentinela de oração podem ser distribuídas por indivíduos, grupos de oração, grupos de jovens, grupos de células, etc.
• Cada igreja deve cooperar com outra igreja, ou outras igrejas para encorajá-los a estabelecer uma sentinela de oração 24/7. Desafie e anime igrejas, grupos de oração não-denominacionais e organizações Cristãs, para que cada um pegue um bloco de sete dias (168 horas) para orar por 24 horas por dia, e então estabelecer tais sentinelas de oração em suas comunidades pelo menos duas ou três vezes por ano. A igreja ou um grupo de igrejas (pode ser um grupo de 20 ou 30 igrejas) pode pegar um dia por semana, o ano todo, para orar por 24 horas. Coopere com quantas igrejas puder para estabelecer sentinelas de oração 24/7 em certo bairro ou região. Nem todas as igrejas poderão se responsabilizar por 24 horas toda semana. Nestes casos, comece com 6, 12 ou 18 horas. Duas ou três igrejas podem, por exemplo, cada uma pegar um número de horas de um certo dia e preencher assim as 24 horas.
• Uma sentinela de oração 24-7 irá promover um entendimento para a necessidade urgente de oração. Após o estabelecimento de sentinelas de oração nas comunidades sempre acontece um rompimento no mundo espiritual.
• Após a utilização da igreja local como pedra fundamental para o estabelecimento de uma sentinela de oração 24 horas, outros modelos também podem ser utilizados para encorajar oração 24/7.
• Cada grupo pode ficar responsável por uma hora de oração. Providencie material para que alguns grupos possam orar por duas horas seguidas. Se 24 horas é muito tempo, comece com uma corrente de 12 ou 18 horas.
• Eleja um coordenador e um sub-coordenador para cada 24 horas da corrente.
• Uma sentinela de oração pode funcionar de duas maneiras: a) Encontre um local na igreja ou em outro lugar que esteja disponível 24 horas por dia, onde as pessoas possam se reunir e orar, ou b) deixe que os indivíduos ou grupos decidam onde eles querem se reunir em sua hora para orar (por exemplo, em suas casas).


Estas orientações são apenas sugestões. Seja criativo. Que o Espírito do Senhor possa guiá-lo a fazer de uma maneira totalmente diferente. Não existe a maneira certa ou errada de orar.


3. Como organizar uma sala de oração 24-7
• Um período de oração de 7 dias pode ser de meia noite de domingo até a meia noite do próximo sábado.
• A porta da sala de oração deve permanecer aberta dia e noite. A sala de oração deve ter um lugar onde os membros de uma igreja ou comunidade sejam capazes de estar face a face com Deus, experimentar Sua presença e falar com Ele sobre as necessidades do mundo.
• Um manual 24-7 ( intitulado Manual da Sala da Fornalha – especialmente para os jovens) está disponível em inglês no site www.xtremeprayer.com
• Encontre uma sala, ou um local e transforme-o em uma sala de oração por sete dias. Uma sala específica onde as pessoas possam ficar é o que mais funciona. Esteja firme e encoraje as pessoas a virem à sala de oração para orar!
• Providencie segurança, se for necessário.
• Se várias igrejas participam de um 24-7, a sala de oração não deve estar em nenhuma das igrejas envolvidas. Um local neutro é mais recomendado.
• Certifique-se que os banheiros estejam abertos por 24-7.
• Divida a sala de oração em seções diferentes onde as pessoas possam sentar e orar. Chame estas seções de ambientes de oração (ou muros de oração) e explique aos visitantes que eles podem vir orar em qualquer um dos ambiente a qualquer hora. Os músicos podem louvar o Senhor com sua música no Muro de Louvor, ou alguém pode tocar um CD. Talvez seja uma boa idéia alguém fixar partes das Escrituras com as promessas de Deus no Muro das Promessas, assim os intercessores podem ficar lá perto e orar as Escrituras. Crie um Muro de Gratidão ou um cantinho onde as pessoas possam colocar testemunhos de orações respondidas e notas de agradecimento. Um Muro das Lamentações também é uma boa idéia; os nomes das necessidades e outros pedidos de oração podem ser colocados lá. As estações de trens são lugares populares para os artistas do grafiti (pichação), então crie um Muro de Grafiti no qual as pessoas podem escrever poemas espirituais, cartas e provérbios, ou expressar-se com desenhos. Prepare-se, pois quando as pessoas começam a orar intensivamente eles ficam mais criativos, coloque folhas de papel ou cartolinas nas paredes, assim eles poderão escrever ou desenhar. Espalhe algumas almofadas no chão, onde as pessoas possam ficar quietas e gastar tempo com o Senhor.
• Tenha certeza de ter canetas, papéis, giz de cera e tintas na sala de oração. Ajuda muito se alguém pode ilustrar sua oração e colocá-la na parede.
• Providencie chá, café e água.
• Orações práticas de evangelismo: Dirija-se à escola mais próxima, delegacia, centro comercial, ponto de táxi ou mercado municipal e ore no local pelas pessoas que trabalham lá. Você pode estabelecer um local de oração lá por um dia ou sete, assim as pessoas que precisam de oração podem pedir a você que ore por elas.
• Lembre-se, este é um desafio muito grande para uma pessoa, então peça a algumas outras pessoas com dons de administrar que lhe ajudem com as implementações práticas de sua semana de oração.
• Peça a ajuda de alguns voluntários com o transporte, especialmente para levar as pessoas à sala de oração durante a noite.
• Ore com o intercessor que irá orar após você.
• Inclua equipes de louvor e adoração no seu horário e convide-os a gastarem duas horas louvando e adorando o Senhor no seu local.
• Organize-se par ajudar os mais idosos e mães com filhos pequenos para virem em grupos durante o dia, e para os jovens encherem o local nos finais de semanas. Os jovens podem ficar a noite toda na sexta-feira ou no sábado. Deixe que os dorminhocos tragam seus colchões, mas eu posso garantir que eles não o usarão.
• Encoraje os grupos de jovens (ou pessoas mais velhas), grandes grupos de oração, congregações locais ou igrejas do bairro a estabelecerem juntos uma 24-7.
• Alcançando o necessitado: Você pode pedir às pessoas que vêm orar durante a semana para trazerem alimentos, roupas, móveis e cobertores para suprir aos necessitados. Quando se der um destes presentes, ore com a família que está recebendo. Abençoe-os em Nome de Jesus.


4. Outras idéias
• Talvez agora seja o tempo de desafiar a escola local a orar por 7 dias. Os pais podem preencher o horário durante as aulas e os alunos podem se responsabilizar pelas tardes e noites.
• Desafie os jovens para uma aventura – uma sentinela de oração de 40 horas em um final de semana, das 18:00 da sexta-feira até as 12:00 do domingo.
• Junte-se a algumas igrejas e programe orar noite e dia por uma semana.
• Leve o conceito de 24-7 para um “point” durante o fim de semana ou durante um feriado e ore na porta da casa do inimigo. Ao mesmo tempo você pode falar a eles do amor de Jesus.
• Doze ou 24 homens ou mulheres dedicadas podem fazer um retiro. Em vez de cada um se responsabilizar por uma semana 24-7, eles podem se revezar orando uma ou duas horas por dia.
• Estabeleça uma sala 24-7 perto de uma delegacia – depois de um tempo você verá que os problemas com a segurança em seu bairro irão diminuir. Primeiro você irá experimentar os problemas da comunidade, e será capaz de orar pelas situações que irão surgindo.
• Um grupo de pastores podem demonstrar à comunidade o seu compromisso com a unidade e com o Reino participando de uma 24-7 com suas esposas.
• Organize uma 24-7 via e-mail.
• Incentive alguns homens e mulheres de negócios a participarem em uma 24-7, assim eles podem orar pelos negócios, pelas iniciativas de seus competidores e por seus amigos. ( Eles também podem dedicar seus negócios ao Senhor. Pense no que aconteceria...)
• Seja criativo. Talvez o Senhor esteja interessado em suas idéias. Não tenha medo de idéias que a princípio podem parecer estranhas. O Espírito do Senhor é criativo – Ele criou você.
• Pense na Palavra Sentinela. Por exemplo, pegue a Bíblia e ore com ela por uma semana, dia e noite. Comece com Gênesis 1, vá declarando a palavra até onde puder e depois recomece tudo de novo. Outra possibilidade é pegar os Salmos e orar por sete dias. Você pode também extrair as promessas, mandamentos e orações no Novo Testamento e orar com eles a semana toda. ( Temos porções disponíveis do Jericho Walls (Muralhas de Jericó) no site www.jwpn.com; info@jwipn.com ).

FONTE: REAÇÃO EM CADEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário