quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BASE NAS ESCRITURAS PARA ORAR NOITE E DIA

2.1 Base nas Escrituras para orar noite e dia

O conceito de se orar noite e dia está enraizado em algumas passagens e princípios Bíblicos.

1. Deus olha por nós 24 horas por dia (Sl.121) e na Sua Palavra Ele nos convida a vigiar e orar com Ele. Apocalipse 4-5 nos diz que, os anjos e os 24 anciões, adoram a Deus noite e dia, literalmente. A Bíblia nos ensina a orar para que seja feita a vontade de Deus na terra como é feita nos céus e nos céus existe somente louvor, adoração e intercessão, 24 horas por dia. É por isso que cremos que louvor, adoração e oração deve acontecer na terra 24 horas por dia. A única maneira para que isso seja realizado, é estabelecendo sentinelas de oração de 24 horas.
2. No Velho Testamento, o fogo do altar era mantido aceso: “Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará ele a gordura das ofertas de comunhão. Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado.” (Lv. 6:12-13). Os dois papéis principais do sacerdote eram: a) intercessão (através de orações e oferendas); e b) louvor e adoração. O fogo no altar era um símbolo contínuo de louvor, adoração, intercessão e reconciliação feita pelos sacerdotes.
3. Deus mesmo nos chamou como sentinelas nos muros para orar pelo cumprimento de Suas promessas: “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus sentinelas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra (Is 62:6-7). Nota: a) é Deus mesmo que chama os sentinelas; b) eles têm que permanecer diante d’Ele 24 horas por dia; e c) o sentinela não deve se calar ou deixar que Ele descanse até que sejam cumpridas todas as Suas promessas. A Palavra de Deus contém milhares de promessas para Seus filhos e as Escrituras nos instrui a orar continuamente para o cumprimento destas promessas.
4. Em Lucas 18:7 Deus promete que fará justiça por nós (concertar o que está errado – crime, violência, pobreza, uso de drogas, corrupção, imoralidade, injustiça, casamentos desfeitos e epidemia da AIDS) se nós clamarmos a Ele dia e noite. “Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?” (Lc 18:7).
5. As cartas de Paulo falam com freqüência sobre intercessão dia e noite para a igreja e pelo avanço do evangelho.
6. Para servir a Deus noite e dia através de louvor e adoração, para crescer em intimidade com Deus e para viver a expressão de Sua glória. Ap. 4:8-11 “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando:
Santo, Santo, Santo
é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso,
aquele que era, que é e que há de vir.
Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:
Tu és digno, Senhor e Deus nosso,
de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste,
sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”
7. Orando por esta geração de pessoas jovens para voltarem a Deus e se tornarem homens e mulheres tementes que cumprirão o Grande Mandamento e a Grande Comissão. Lm.2:18-19: “O coração de Jerusalém clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite, não te dês descanso, nem pare de chorar a menina de teus olhos!
Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.”

2.2 Benefícios de se orar noite e dia

1. Uma sentinela de oração 24-7 será uma maneira que a igreja terá de cumprir o mandamento de Deus de ser uma casa de oração para as nações (Is.56:7). Implementando sentinelas de oração 24-7, as igrejas são capazes de se responsabilizarem e se colocarem como sentinelas sobre os muros pela igreja do mundo todo, por sua própria comunidade, seu país e por outras nações.
2. 24 horas de louvor, adoração e intercessão trás uma dimensão nova e mais profunda em relação ao relacionamento do intercessor com Deus.
3. Uma sentinela de oração 24-7 tem alvo de orar pela grande colheita.
4. Através das sentinelas de oração nós podemos orar noite e dia pelas nossas próprias necessidades e pelas necessidades da comunidade.
5. Oração dia e noite nos ajuda a perseverar em oração, para continuar em oração e orar continuamente como a Palavra nos manda fazer.
6. Uma sentinela de oração 24-7 promove unidade entre os crentes, porque eles buscam o mesmo objetivo e oram juntos para alcançá-los. Melhora o relacionamento entre as igrejas e denominações.
7. Ajuda cada intercessor e grupo de oração a entender que eles têm responsabilidade e saber que não estão orando sozinhos os fortalece, o que para a maioria das pessoas é um grande encorajamento.
8. A história mostra que orações noite e dia têm um grande impacto na comunidade e no mundo.

2.3 Oração e Ação

A oração não é o fim. Oração nos leva a comunhão com Deu o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Quando nós começamos a ter comunhão com Jesus, Ele revelará Seu coração a nós e nos levará aos necessitados. O propósito de orar é para nos fortalecermos e sermos capazes de viver o Grande Mandamento (amar...) e a Grande Comissão (de ir...). Nós não oramos somente por orar. Orações verdadeiras nos levarão sempre a agir: tocando a vida das pessoas com o amor e compaixão de Cristo.

1. A oração deve levar sempre a um estilo de vida missionário – levando o amor e a vida de Jesus às pessoas necessitadas de salvação, conforto e cura.
2. Construindo uma fundação de oração, nós precisamos viver como discípulos de Jesus, seguindo-O onde Ele for, independente do preço a se pagar.
3. Oração precisa nos levar a uma vida de compaixão para com os necessitados.
4. Oração forma a base do Cristianismo para se viver em paz, reconciliação e em amor uns com os outros.
5. Oração nos leva a uma vida de intimidade com Jesus.
6. Através da oração nós recebemos poder de Deus (através do Espírito Santo) para sermos testemunhas do amor, salvação e compaixão de Jesus e para levar isto aos confins da terra.
FONTE: Site Reação em Cadeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário