domingo, 13 de setembro de 2009

EXEMPLOS DE NOITES E DIAS DE ORAÇÃO DA HISTÓRIA DA IGREJA

1.1 Velho Testamento: Em Êxodos e Levíticos nós lemos que os sacerdotes tinham que manter acesas as luzes do templo. O Senhor era muito rigoroso sobre este comando, o fogo do altar nunca deveria ser extinto. Os sacerdotes trabalhavam em turnos, assim o templo estava repleto de oração, louvor e música durante 24 horas do dia.
1.2 Essênios: Um dos quatro braços do Judaísmo nos tempos de Jesus, os Essênios, acreditavam em 24 horas em oração. A comunidade era dividida em três partes, assim eles realizavam vigílias a cada três dias, ficando acordados e oravam de uma noite à outra
1.3 Igreja Cristã Primitiva: A igreja primitiva nasceu de uma reunião de oração 24-7. Geralmente é bem aceito o fato que os discípulos oraram unidos por dez dias antes da descida do Espírito no dia de Pentecostes.
1.4 O deserto Egípcio: No século III e IV, muitos Cristãos no Egito iam para o deserto para orar e meditar. Muitos devotos, homens e mulheres, se instalavam no deserto. Hoje, o trabalho de alguns destes cristãos ainda estão reluzindo. Este período é sempre lembrado como o tempo dos pais do deserto. Eis um exemplo de um destes movimentos de oração: Na parte mais oeste do deserto egípcio, em uma área conhecida como Wadi El Natrun (o Vale do Sal), São Macarios construiu quatro mosteiros. (Estes não foram os únicos mosteiros construídos naquela área, mas servem como exemplo.) Cerca de 8.000 a 10.000 monges viveram isolados nas proximidades destes mosteiros (num total de aproximadamente 40.000). Oração era o objetivo principal deles. Eles oravam de 12 a 20 horas por dia. Todos os dias, eles oravam sistematicamente todos os 150 Salmos, os profetas e grandes porções do Novo Testamento! Estas orações, que geralmente eram feitas noite e dia, levaram a um avivamento que se espalhou como fogo do Egito para a Etiópia. Síria, Grécia e outras partes da Europa e Rússia. O evangelho se espalhou por todo o Norte da África. Os monges trabalhavam, de fato, com oração as 24 horas. Eles oravam a Palavra e as promessas de Deus noite e dia. Os crentes podem aprender muito com o estilo de vida de oração destes pais do deserto.
1.5 Morávios: Em 1727, os Morávios em Hermhut começaram uma sentinela de oração 24-7-365 que se prolongou por 125 anos. Ela começou com 48 homens e mulheres que oravam por uma hora em pares. Mais tarde se juntaram a eles, outros cristãos, jovens e crianças. Nos primeiros 25 anos, a pequena igreja Morávia com cerca de 600 membros, enviou mais missionários que toda a igreja Protestante tinha enviado nos últimos 200 anos. Entre outras coisas podemos apontar o avivamento no começo do século XVIII, a plantação de igrejas Morávias em muitos países e a origem da Igreja Metodista como resultado desta sentinela de oração.
1.6 Casa Internacional de Oração (IHOP –Kansas city): Nos meados dos anos 80 o Senhor chamou Mike Bickle para ter uma vida de oração. Ele estabeleceu inúmeros grupos de oração e encorajava as pessoas a gastarem mais tempo em oração. Depois de cerca de 13 anos, estes grupos começaram a orar 12 horas por dia e desde 1999, eles têm orado 24-7-365 em Kansas City. Ela é chamada de Casa Internacional de Oração. A missão destes intercessores é estabelecer sentinelas de oração semelhantes em todo o mundo. Mike Bickle e a equipe que trabalha com ele,desenvolveram um modelo de oração chamado “Harpa e Tigela”. O modelo combina escrituras, louvor, adoração, batalha espiritual e intercessão em uma maneira única(www.fotb.com). Este modelo de oração pode ser descrito como uma forma de oração: no mesmo espírito que no Tabernáculo de Davi, eram oferecidas orações as 24 horas do dia.
1.7 Casa de Oração para todas as Nações em Jerusalém: A Casa de Oração para todas as Nações em Jerusalém foi estabelecida por Tom Hess. Ele mudou-se para Jerusalém em 1987 para estabelecer uma sentinela de oração de 24 horas, para orar pela paz de Jerusalém e pelas nações do mundo. A Sentinela dos Portões de Jerusalém é parte desta iniciativa de oração: 12 equipes de oração oram diariamente por 2 horas nos 12 portões de Jerusalém. Em setembro de 1999, Hess convocou pela primeira vez as sentinelas de 24 horas de oração. Estavam representadas muitas nações nesta reunião e Hess está atualmente trabalhando muito para estabelecer sentinelas de 24 horas de oração em todo o mundo. Durante a década passada, muitas outras sentinelas de oração têm sido estabelecidas em Israel.(www.jhphan.org; jhophan@jhophan.org).
1.8 Polônia: Polônia 24 horas é uma sentinela nacional onde mais de 50 cidades/vilas e inúmeras congregações se revesam e cada uma é responsável por um dia do mês nos 24/7.
1.9 EUA/DC Sentinela de Oração, Washington DC, EUA: Em 1988 um grupo de líderes Cristãos nacionais organizaram uma semana de 24 horas de orações em um local estratégico em Washington, DC. Os resultados foram encorajadores. Os líderes sentiram que o Senhor queria que eles continuassem se concentrando em oração, mas eles não conseguiram cumprir ao chamado. Entretanto, em 1997, aconteceu um novo chamado à oração e a Sentinela de Oração EUA/DC foi estabelecida como uma sentinela de oração nacional para orar pelos EUA 24 horas por dia, com o foco especial em Washington DC, o Presidente e o papel estratégico dos EUA nos planos de Deus para o mundo. Um calendário de oração central é composto com os nomes de indivíduos e grupos de oração que se comprometeram de orar em uma hora específica toda semana, ou pelo menos uma hora em um tempo determinado uma vez por mês. No momento (2005), mais de 3 milhões de intercessores estão envolvidos nesta sentinela de oração.
1.10 Torres de Oração na Indonésia: Através do trabalho de redes de oração nacional na Indonésia, tem sido estabelecidas torres de oração em mais de 500 cidades. Existem torres de oração em muitas cidades e em média, mais ou menos 16 intercessores ficam responsáveis por cada torre de oração e de orar nestas sentinelas. Eles dividem em turnos de quatro horas por dia. Durante a semana, outras pessoas que desejarem orar (indivíduos e grupos) também podem vir para as torres de oração e terem o seu tempo. As vezes, intercessores permanecem lá por um mês ou mais, até que outros venham e os substitua por uma período similar. Até mesmo crianças(4-14 anos) estão envolvidos em orar nestas torres de oração.
1.11 Sentinelas de Oração pelos viciados em drogas: Uma esposa de pastor de Pretória, na África do Sul, cujo filho estava viciado em drogas, se recusou a abrir mão de seu filho e começou a orar intensamente. Em 2001 ela reuniu um grupo de pais todas as sextas-feiras do mês para orarem a noite toda pelos seus filhos que estavam envolvidos com drogas. Depois de três anos (2001-2004) este grupo de vigília cresceu para 36 cadeias de oração 24/7/365 que oram por jovens viciados em drogas. Atualmente (setembro 2006), existem 288 sentinelas de oração 24/7/365 como estas, orando pelos jovens envolvidos com drogas e ocultismo. Mais de 50% destas 288 sentinelas estão orando literalmente 24 horas por dia. Doze mil pessoas estão envolvidas nestas sentinelas.
1.12 Salas de Oração nas Igrejas: Nos anos 90 o Pastor Tackle (EUA) estabeleceu uma sala para horar 24 horas por dia em sua igreja. Foi um sucesso e desde então Tackle tem estado ativamente envolvido em estabelecer esta visão em todos os EUA e também em outros países do mundo.
1.13 Círculo de Oração em 15 cidades em 5 semanas: Em uam área rural de uma das províncias da África do Sul, um grupo de 28 intercessores oraram dia e noite durante os 31 dias de Maio de 2004. Depois disso, eles convocaram 15 cidades pequenas para participarem em sentinelas de oração dia e noite. Três cidades dividiram entre elas uma semana de 168 horas e se responsabilizaram por um tempo de oração de 24/7 a cada cinco semanas. Atualmente eles estão ocupados estabelecendo sentinelas de oração similares em outras quatro áreas.
1.14 Favelas saturadas com sentinelas de oração: Um pastor em uma comunidade (favela) chamada Orange Farm, com 1.3 milhões de habitantes, ao sul de Soweto na África do Sul, teve a idéia de saturar a favela com sentinelas de oração. A favela foi dividida em 10 setores e engloba outras 10 vilas menores a sua volta. O pastor estabeleceu sentinelas de oração em todas os 20 setores e vilas. Atualmente funcionam 62 sentinelas de oração (das quais em pelo menos 25 delas eles já estão orando 24 horas por dia), envolvendo 40% de todas as igrejas da favela. Segundo os relatórios policiais, nos últimos 6 meses a criminalidade caiu em média 20% ao mês. Existe um fluxo constante de pessoas que aceitam o Senhor Jesus como Salvador. Eles têm visto muitas curas, restauração de casamentos e relacionamentos familiares, como também libertação de oprimidos.
1.15 Os jovens e 24/7: Um movimento de oração muito dinâmico é o que começou entre os jovens na Inglaterra em 1999. Em setembro de 1999, Pete Greig desafiou 200 jovens de uma igreja na pequena cidade de Chichester, perto de Southampton na Inglaterra, a orar um pelos outros por 24 horas por dia por 30 dias. Eles oraram dias e noites por mais de três meses. Em dezembro de 1999, estava estabelecido um novo movimento de oração. Atualmente (2005), o movimento é conhecido entre os jovens como 24-7. Os grupos de jovens decoram o lugar usado como sala de oração com muita criatividade e então começam a orar por 168 horas, geralmente de Segunda a Domingo. Algumas vezes a sala de oração é mantida aberta por semanas. Quando estas sentinelas de oração se tornam 24-7-365, elas são chamadas de Boiler Room (Salas de Caldeira). Está ficando cada vez mais comum falar de 24-7 como Boiler Room. No começo de 2006, já existiam 65 países enganjados com este movimento de oração 24-7 e estava crescendo.(www.24-7prayer.com).
1.16 Denominações e Organizações Cristãs: Do movimento de oração 24-7 que começou entre os jovens na Ingalaterra, gradualmente se desenvolveu uma nova tendência. Inicialmente, o Exército da Salvação na Austrália e depois na Inglaterra solicitou que 52 de suas agências orassem 24 horas por uma semana. Quase que de imediato estas agências começaram a testemunhar que, a atmosfera destas agências tinham mudado. Algumas agências relataram que o número de arrependidos tinham triplicado e que estava ocorrendo um crescimento especial. A JOCUM, com 16 bases na Europa Ocidental, estabeleceu que durante um ano eles se revesariam em oração, cada base ficou responsável de orar por uma semana e cobrir o ano todo com orações 24-7. No começo de 2005, haviam 13 denominações e organizações Cristãs somente na Inglaterra que decidiram cobrir todo o ano com orações 24-7.
1.17 Montanhas de Oração: A Coréia do Sul é bem conhecida pelas montanhas de oração. Várias denominações estabeleceram lugares nas montanhas onde o povo pode ir para orar noite e dia. Muitos destes lugares têm acomodações adequadas, têm uma capela, salas de reuniões, estações de oração e cubículos de oração onde as pessoas podem orar sozinhas. Os cristãos geralmente vão lá para orar (e também para jejuar) por períodos de até quarenta dias. Na maioria destaas montanhas de oração existe um fluir contínuo de visitantes que vêm para orar. Eles oram por assuntos pessoais, também pelo país, pela Coréia do Norte e pelo mundo. De acordo com a igreja na Coréia do Sul, a preservação política e a estabilidade na Coréia do Sul, assim como o crescimento da igreja no país, pode ser atribuído às orações feitas nestes locais nas montanhas.
1.18 Sentinelas que oram a Palavra: Durante os 10 dias de oração 24 horas, de 6 a 15 de maio de 2005, uma igreja em Pretória, na África do Sul, estabelecceu três sentinelas de oração que oravam somente as Escrituras. Na primeira sala de oração os intercessores leram a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e oraram por 240 horas. Na sala de oração número dois eles leram os Salmos, a oração de Jesus e algumas outras orações no Velho Testamento. Na terceira sala de oração eles leram volumes extraídos das Escrituras (milhares de promessas, mandamentos, as orações dos apóstolos no NT, Escrituras sobre o caráter de Deus, sobre o propósito de Deus para a humanidade, etc). De 17 a 23 de outubro de 2005, a igreja local e grupos das igrejas se reuniram, literalmente em centenas de lugares na África do Sul para ler e orar a Palavra (de Gênesis a Apocalipse, como também Salmos) por 168 horas.
1.19 Prisões: Grupos de Cristãos têm estabelecido sentinelas de oração 24/7/365, dinâmicas, em várias prisões na Argentina (ex. Olmos e Cristo a única esperança). Eles oram uns pelos outros, pelas suas famílias, suas comunidades, pelo país e o mundo. Existem testemunhos extraordinários de conversões e mudanças de vida dos prisioneiros e outras transformações nas prisões da Argentina. A maioria dos frutos é devido à orações initerrúptas, dia e noite. Muitas prisões na África do Sul têm orado repetidamente noite e dia, por períodos de 7 dias, nos últimos dois anos.
FONTE: Site Reação em Cadeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário